quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A ex-jogadora Ana Moser oferece oportunidades a jovens de baixa renda por meio do esporte.

O Vídeo abaixo conta um pouco sobre sua carreira e seu projeto social.

Nos tempos em que jogava vôlei, Ana Moser destacou-se como uma das melhores atacantes do mundo e era uma das estrelas da seleção brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996. Cinco anos depois, já aposentada das quadras, ela decidiu levar novas perspectivas a jovens de baixa renda de São Paulo com a criação do Instituto Esporte & Educação (IEE), na Zona Sul.

Dezenas de modalidades são ministradas duas vezes por semana por sessenta professores fora do horário da escola a grupos de estudantes de todas as idades. As atividades começam e terminam sempre com uma roda de conversa. Se o assunto é ginástica artística, são discutidas não só técnicas, mas também os valores que fizeram atletas como Daiane dos Santos chegar até uma Olimpíada. O projeto beneficia atualmente cerca de 3.000 jovens na metrópole.

“Virei gente por causa do esporte e quero permitir essa transformação a outras pessoas”, afirma Ana, hoje com 44 anos.

Em mais de uma década de atividade, o instituto contribuiu para aumentar a utilização de espaços públicos, como pistas de skate nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), e a conservação dos colégios.

Além disso, houve uma sensível melhoria no desempenho escolar e na comunicação dos alunos em casa. “Tínhamos um garoto de 7 anos que batia nas outras crianças e chegou a puxar o cabelo da professora”, conta o professor Fabiano Chaves, do CEU Casablanca, em Campo Limpo. O pai era traficante e ele vivia num ambiente violento em casa. “Seis meses depois de aderir ao projeto, ele me pediu um abraço e hoje participa de tudo”, diz Chaves.

Ana Moser vibra com histórias como essa e tem planos de aumentar o alcance do trabalho. “Quero agora organizar núcleos e discutir políticas de esporte nas cidades da Copa do Mundo”, afirma a ex-jogadora.

Fonte: VejaSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário