domingo, 27 de janeiro de 2013

Por Onde Anda: o Ex-Oposto Boi

O Ex-Atleta Everton Fagundes, o Boi deu no inicio desse mês, uma entrevista ao Blog Total Vôlei MT onde nela fala sobre sua carreira, conquistas, sonhos e também sobre a atual situação do Vôlei Mato-Grossense onde teceu algumas criticas.

Para quem não conheceu o Oposto Boi, Ele era conhecido pelo seu vigor físico, motivo do seu apelido conquistado ainda na adolescência e também por fazer muitos pontos, foi o maior pontuador da Superliga em quatro temporadas (2000/1, 2001/2 ,2002/3 e 2006/7).

Começou sua Carreira no Minas Tênis Clube e teve passagens destacada por Intelbrás/São José e Vôlei Futuro também fez sucesso no exterior com passagens por Japão e Espanha, encerrou sua carreira em seu estado pelo Cuiabá Vôlei Clube na Superliga 2009/10 . Hoje, Vive com a família em Varzea Grande/MT.


Entrevista Completa do Ex-Jogador Everton Fagundes, o Boi,  Aqui, abaixo está somente boa parte da entrevista.


Total Vôlei MT: De onde veio o apelido "Boi"?

R: Esse apelido veio desde quando eu tinha 14 anos recém chegado em Minas Gerais para jogar no Minas Tênis Clube , como eu sou de Mato Grosso e tinha força física superior aos atletas da minha idade, logo o técnico da equipe adulta Carlos Alberto Castanheira (Cebola) já me chamou para integrar a equipe adulta do Fiat/Minas e meus companheiros de equipe começaram primeiramente a me chamar de bezerro e com o passar do tempo passei de bezerro para boi. um apelido super carinhoso que aceitei sem reclamar,e hj todos me conhecem como boi.

Total Vôlei MT: Fale sobre sua carreira no voleibol tanto mato grossense quanto nacional/internacional?

R: Comecei jogando no Colégio Adventista em Várzea Grande aos 11 e como já tinha estatura elevada em relação aos outros meninos do time chamei a a atenção do atual presidente da Federação Mato Grossense de Vôlei o professor Nicanor Lopes que me levou para treinar no Colégio Notre Dame de Lurdes em Cuiabá/MT onde passei treinando um ano e meio participando de diversas competições regionais e nacionais da categoria e chegando a tão almejada Seleção de Mato Grosso que na época era motivo de orgulho e dedicação.

Esse foi o trampolim para aos 14 anos sair em busca de novos objetivos. passei por várias equipes aqui no brasil como o Fiat/Minas, Report/Suzano, Palmeiras/Parmalat, Coop/Santo André, Intélbrás/São José, São Caetano/Tamoyo, e Vôlei Futuro e também no exterior como Numacia/Caja Duero na Espanha, Ciclistas da Argentina, NEC do Japão e também tive passagem pelas Seleções brasileiras de base infanto-juvenil e juvenil onde me sagrei campeão sul-americano no Paraguai, campeão mundial em San Juan, porto rico e uma pequena passagem pela Seleção brasileira adulta.

Total Vôlei MT: Qual sua maior conquista?

R: Tive várias conquistas durante minha carreira voleibolista entre elas o Mundial, Superliga, Campeonatos paulistas, Sul-americanos, Campeonatos mineiros, Brasileiros de seleção pela seleção paulista e mineira, Copas são paulo, Torneios internacionais enfim uma gama de títulos e conquistas maravilhosas. Mas a minha maior conquista se chama Valentine Christofoletti Estevam Fagundes, minha filha.

Total Vôlei MT: Qual seu maior sonho?

R: Meu maior sonho dentro de esporte eu consegui, que era ser reconhecido como um atleta de alto nível e alta performance e ser respeitado entre os grandes desse esporte. consegui ser um jogador que outras equipes tinham que fazer uma marcação especial.

e consegui jogar ao lado de grandes nomes como Giovane Gávio, Mauricio, Tande, Paulão, Carlão, Giba, Rodrigão, Dante, Bruninho,Marcelo Negrão entre outros grandes do vôlei. mas o meu maior sonho é ver minha filha crescendo bem, com saúde e feliz.


Total Vôlei MT: Na sua opinião, O vôlei mato grossense necessita de que para evoluir a nível nacional?

R: Precisamos primeiramente que os governos tanto estadual como municipal ou a iniciativa privada invista e veja o vôlei como um instrumento para promover a socialização, saúde, saúde mental e formação de bons cidadãos. a partir desse princípio criar núcleos em diferentes partes da cidade e do estado e no frente desses núcleos profissionais altamente qualificados, capazes e comum boa remuneração para desenvolver um trabalho de lapidação de jovens talentos.


Total Vôlei MT: Você tem alguma critica ao vôlei de mato grosso, se sim, discorra sobre ela?

R: Trocamos o presidente da república de 4 em 4 anos e com direito a uma reeleição,o processo de escolha do presidente da república é através dos votos de todos os cidadão a partir de 16 anos interessados num país melhor. Porque a Federação Mato Grossense de Vôlei não pode ser assim também? Porque a não renovação das pessoas que estão a frente da Federação Mato Grossense de Vôlei? 

Sou a favor da troca de comando da federação que tem como atual presidente o professor Nicanor Lopes que foi meu primeiro técnico, tenho uma boa relação com Nicanor Lopes mas acho que ele pode fazer muito mais pelo vôlei estadual, o que ele acha que está fazendo muito pelo vôlei na minha opinião ele não faz nem 20% do que pode fazer. Ele está numa zona de conforto sem ninguém pra ameaçar seu trono. é um grande sacrilégio não ter nenhuma etapa de vôlei de praia organizada pela federação mato grossense tanto no masculino e tanto no feminino, um campeonato estadual com 3 times participando,uma copa mato grosso com 6 times e como nível muito abaixo de edições anteriores. acho muito importante para a sociedade e para os atletas regional ver de perto grandes ídolos do vôlei de praia e de quadra nesses eventos que a federação com o apoio do governo do estado trazem pra cá, o dinheiro investido é alto, que tal investir um pouquinho desse dinheiro em competições organizadas para nossos atletas é isso que eu acho que o Nicanor esta deixando a desejar. 

Ele tem o projeto social Vôlei Kids que é um projeto maravilhoso apoiado pelo Criança Esperança que atende mais de 600 crianças em situação de risco isso é louvável, mas estamos falando de formação de atletas de alto rendimento de campeonatos bem organizados, de uma federação transparente de movimentação e popularização do vôlei dentro do nosso estado o Nicanor não pode e não deve usar o Vôlei Kids como argumento para a não realização de campeonatos organizados e para o descaso que está o vôlei adulto do estado do mato grosso. no nortão eles se organizaram criaram uma instituição alternativa que promove vários campeonatos naquela região. bom pra finalizar acho que devemos cobrar mais competições da federação, melhores valores em premiação no vôlei de praia e transparência da administração se isso não ocorrer acho que devemos nos organizar e criar uma instituição paralela para buscar apoio e promover mais campeonatos campeonatos em nosso estado...


Pequena Biografia

Nome: Everton Fagundes Pereira Da Conceição
Data de Nascimento: 21/06/79 (33 anos)
Posição: Oposto
Altura: 1,97m

Sua Carreira 

Equipes

1994 a 1997 - Minas Tênis Clube (Divisões de Base)
1997/98 - Report/Suzano
1998/99 - Report/Suzano
1999- Coop/Santo Andre
1999- Palmeiras
2000/01 - Intelbrás/São Jose
2001/02 - Intelbrás/São Jose
2002/03 - Intelbrás/São Jose
2003/04 - Numancia/Caja Duero (Espanha)
2004 - Vôlei de Praia
2005/06- São Caetano/Tamoyo
2006/07- Vôlei Futuro/Araçatuba
2007/08- Nec Blue Rockets (Japão)
2008/09 - Club Ciclista Olímpico La Banda (Argentina)
2009/10 - Cuiabá Vôlei Clube

Títulos

Fiat/Minas
1995- Campeonato Mineiro (Adulto).
1996- Campeonato Mineiro (Adulto).

Report/Suzano
1997- Campeonato Paulista (Juvenil e Adulto), Copa São Paulo e Jogos Aberto Do Interior
1998- Campeonato Paulista (Juvenil e Adulto) e Jogos Aberto Do Interior.

Intelbrás/São José
2000- Campeonato Catarinense.

Vôlei Futuro
2006- Liga Nacional.

Nec Blue Rockets (Japão)
2007/2008 - Copa Do Imperador.

Seleção Brasileira.
1995 - Campeonato Mundial (Infanto-Juvenil)
1996 - Campeonato Sul-Americano (Juvenil)

Conquistas Individuais

2000/01 - Maior pontuador da fase classificatória da Superliga: 489 pontos.
2001/02 - Maior pontuador da fase classificatória da Superliga: 501 pontos.
2002/03 -  Maior pontuador da fase classificatória da Superliga: 473 pontos.
2006/07 -  Maior pontuador da fase classificatória da Superliga: 513 pontos.
2007/2008 - Terceiro maior pontuador da Liga Japonesa: 647 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário