sábado, 12 de novembro de 2011

No duelo de veteranos do vôlei, Universo (RJ) vence Feevale (RS) e vai à final da 1ª Divisão das OUJUBs 2011

12/11/11

Dois jogadores veteranos do vôlei, com passagens por times da Europa e várias edições de Superliga, estão estreando nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 e se enfrentaram, neste sábado, dia 12, pelas semifinais do torneio masculino de vôlei da Primeira Divisão.



Fernando Batista, o Fernandão, é atleta da Feevale (RS). Aos 40 anos, o jogador, que começou a carreira na Sociedade Ginástica, de Novo Hamburgo (RS), defendeu os times de Santo Amaro (SP), Chapecó (SC), Ulbra (RS) e UCL (RS) na Superliga e atuou pelo Benfica, em Portugal.

"Parei de jogar há dois anos. E quando vi o investimento e a preparação de algumas universidades para os torneios universitários decidi voltar e estudar. Estes investimentos inclusive possibilitam que muitos jogadores, que não seguiram pelo alto rendimento, possam jogar bons torneios, de alto nível, como as Olimpíadas Universitárias", conta o atleta da Feevale.

Do outro lado da rede, Kleber Oliveira, de 33 anos, central da Universo (RJ), voltou ao Brasil no ano passado após jogar em equipes de Portugal, Espanha, Finlândia e Bielorrússia. Antes da carreira no exterior, Kleber disputou cinco edições da Superliga.

"Quando voltei resolvi me dedicar mesmo aos estudos, concluir uma faculdade. Consegui ainda conciliar o vôlei na equipe da universidade e estou impressionado com o nível das Olimpíadas Universitárias", destaca.

Em lados opostos nas disputas dos JUBs 2011, em Campinas (SP), Fernando e Kleber são referência para os colegas de time pela experiência. No duelo entre Feevale (RS) e Universo (RJ), melhor para Kleber, do Rio.

Os cariocas ganharam a semifinal contra os gaúchos por três a zero, com parciais de 25/16, 25/13 e 25/20. Com a vitória, garantiram presença na final da Primeira Divisão e vaga na elite das Olimpíadas Universitárias no próximo ano. A Universo (RJ) enfrentam na decisão a Faculdade Araguaia (GO).

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).