quinta-feira, 4 de agosto de 2005

O adeus de mais um campeão das quadras. Maurício anuncia o fim de sua carreira, mas continuará ligado ao esporte

(cbv.com.br) 03.08.2005 | 20h06

Um dos maiores jogadores da história do voleibol mundial, para muitos o maior levantador de todos os tempos, anunciou o fim de sua carreira nesta QUARTA-FEIRA (03.08). Maurício, que carregou como uma marca registrada o número 6, deixa várias e invejáveis páginas de glórias escritas na história. No currículo, títulos como o bicampeonato olímpico, o tetracampeonato da Liga Mundial, o heptacampeonato sul-americano, entre tantos outros, em 23 anos no esporte, sendo 18 deles também dedicados à seleção brasileira.

A decisão, ele não esconde, foi dura demais. Aos 37 anos, o anúncio que já vinha o remoendo por dentro há algum tempo. “Foi uma decisão que já vinha amadurecendo lá na Itália”, comenta Maurício, que voltou ao Brasil em maio depois de encerrado o seu contrato com o Maceratta. “É claro que estou sofrendo um pouco pela situação de estar largando o voleibol. Mas este era o momento. Conversei bastante com minha família e com a Roberta (esposa), que sempre estiveram do meu lado e me apoiaram em todas as minhas decisões”, emenda.

Maurício não esconde um outro fator que pesou muito para sua decisão. “Todos sabiam que a decisão final era minha. O João Vitor, meu filho de cinco anos, não se adaptou muito lá na Itália e isso mexia comigo. Ele sempre quis voltar. Já a Maria Eduarda, que só tem três anos, não reclamava tanto, até pela idade e por ainda estar em fase de alfabetização”, diz o agora ex-jogador. “Mas não tenho do que reclamar. Sou um privilegiado. Sou uma pessoa realizada. Tudo que tenho hoje foi devido ao voleibol. Minha palavra para todos é uma só: ‘obrigado’”.

Mas o esporte ainda terá Maurício por perto. Sua carreira fora das quadras até já teve um pontapé inicial recentemente. “Quero e vou continuar no esporte. No vôlei, de preferência, que é a minha área. Espero passar minha experiência para os novos atletas. Já sou Embaixador de Esportes de Campinas desde o dia 22 de julho. Também tive propostas para ser comentarista de TV, mas está tudo muito recente ainda. As portas vão começar a se abrir e tenho que traçar o meu futuro”, declara Maurício. Com certeza, ele também tem tudo para “levantar” uma carreira de campeão fora das quadras.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Maurício Camargo Lima

Posição: levantador

Data de nascimento: 27/01/1968

Local de nascimento: Campinas (SP)

Peso: 79kg

Altura: 1,84m

Estado civil: casado com Roberta e pai de João Vitor (5) e Maria Eduarda (3)

CARREIRA E TÍTULOS:

Jogos pela seleção brasileira: 555

Campeonato Mundial - 43; Jogos Olímpicos - 29; Outros - 483

- Quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Seul - 88

- Heptacampeão sul-americano - 89, 91, 93, 95, 97, 2001 e 2003

- Terceiro colocado na Liga Mundial - 90, 99 e 2000

- Vice-campeão pan-americano - Cuba - 91

- Campeão dos Jogos Olímpicos de Barcelona-92

- Campeão do FIVB World Super Four - 92

- Campeão da Liga Mundial (melhor levantador) - 93

- Vice-campeão da Copa dos Campeões - Japão - 93

- Quinto lugar do Campeonato Mundial - Grécia - 94

- Vice-campeão da Liga Mundial - 95

- Quarto lugar no Campeonato Mundial - Japão - 98

- Heptacampeão brasileiro - 89/90, 90/91 e 91/92 (Banespa) - 95/96 - (Olympikus/Telesp) - 99/00, 00/01 e 01/02 (Telemig Celular/Minas)

- Tricampeão da Copa América - Argentina e Estados Unidos - 98, 99 e 2001

- Sexto lugar nos Jogos Olímpicos de Sidney - Austrália - 2000

- Campeão da Liga Mundial 2001

- Campeão do Torneio Classificatório para o Mundial de 2002 - São Caetano (SP)

- Campeão do Torneio Consorzio Metano di Vallecamonica - Itália - 2001

- Vice-campeão da Copa dos Campeões - Japão - 2001

- Vice-campeão da Liga Mundial - Belo Horizonte (MG) - 2002

- Campeão mundial - Argentina - 2002

- Campeão da Liga Mundial 2003 - Madri (Espanha)

- Terceiro colocado nos Jogos Pan-Americanos - Santo Domingo (República Dominicana) - 2003

- Campeão da Copa do Mundo do Japão - 2003

- Campeão da Liga Mundial 2004

- Campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário