sábado, 31 de outubro de 1998

Federação Internacional aprova mudanças nas regras do vôlei



Os jogos de vôlei na Olimpíada de Sydney, em 2000, serão disputados no sistema de 25 pontos, sem vantagem (nos quatro primeiros sets) e 15 pontos, também sem vantagem, no tie break (se necessário). A nova regra - que já vem sendo testada nos campeonatos regionais do Brasil e será usada na Superliga - foi aprovada ontem pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Estará em vigor a partir de 1° de janeiro de 1999.

A FIVB aprovou ainda a adoção do líbero (jogador defensivo). As mudanças (com exceção do líbero) não valem no Campeonato Mundial, cuja edição feminina começa terça-feira, no Japão. O torneio masculino tem início dia 13.

A partir do ano que vem, todas as competições organizadas pela FIVB (Liga Mundial, Grand Prix, Mundial) serão disputadas no novo sistema. Nas competições patrocinadas pelas federações nacionais, a nova regra terá que estar em vigor somente a partir de 2000.

A expectativa da FIVB é que as partidas tenham tempo máximo de duas horas. Assim, o vôlei se torna um produto mais atrativo para as televisões. As emissoras justificavam que a transmissão de jogos de vôlei representava um problema porque não havia um limite de tempo. As TVs não tinham com se programar.

No Brasil, um jogo entre Report e Olympikus, pela Superliga 97/98, teve a transmissão suspensa no meio do tie break - o horário da partida tinha estourado o tempo do Sportv, que foi obrigado a cancelar a transmissão.

É por isso que a FIVB passou a estudar alternativas. Com o novo sistema, os jogos tendem a ficar mais equilibrados - mesmo entre equipes de grande desnível técnico. Aumenta a possibilidade de zebras. Isso porque cada jogada vale ponto e, se algum adversário abrir vantagem, fica difícil recuperar.

Um exemplo que não deve se repetir: na Liga Mundial de 1993, o Brasil perdia para a Grécia por 13/1 e conseguir vencer o set. Agora, sem vantagem, isso é quase impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário